-->
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

22 de jan de 2011

Dicas para o início do ano letivo Parte II

Perguntas frequentes:

Como achar os menores preços para material escolar? Conforme a terceira dica, vá em várias papelarias fazendo orçamentos em todas, pechinchando e pedindo descontos sempre que possível. Fique atento à qualquer promoção de material escolar e aos descontos que certas papelarias oferecem se você comprar á vista e lembre-se de que comprar todo o material numa única papelaria não é uma boa opção.
Como economizar na compra do material escolar? Uma outra dica a ser seguida além dessas últimas seis, é evitar comprar materiais como papel higiênico, sabonete, tinta para impressora, resma inteira de sulfite (repare em como você nem utiliza papel todo o dia, e em como é um absurdo dar uma resma inteira de 500 folhas se o ano tem 365/366 dias menos os sábados e domingos, feriados e dois meses de férias),etc. Aliás, os custos desses produtos já são incluídos nas mensalidades da escola. (Escola pública tem pequenas cobranças mensais e o governo/a prefeitura se encarrega da manutenção da escola).

E, alguns cuidados a respeito das exigências da escola:

- A escola não pode obrigar a compra de uniformes no próprio estabelecimento de ensino. Ela também não pode obrigar a compra numa loja específica se outros lugares vendem o uniforme. O colégio deve informar o modelo e os locais onde eles podem ser comprados.
- A escola não pode exigir uma determinada marca ou local para a compra. Ela pode apenas indicar, dar sua preferência.
- Você não precisa comprar os livros didáticos somente no colégio se em outros lugares estiverem mais baratos.

Atenção, para...

Transportes escolares: seus pais devem exigir o alvará de circulação, além de analisar as codições de segurança do veículo, pedir referências e ler detalhadamente cada item do contrato e das condições de pagamento. Você tem que ver se seu motorista tem uma boa conduta no trânsito e se respeita o limite de passageiros, avisando seus pais do contrário.
Materiais escolares "em forma de brinquedo", com formas diferentes, cores e/ou chaveiros demais: esses podem distrair sua atenção na aula - até mesmo sem você querer -, prejudicando seu desempenho. Ou seja, evite esses tipos principalmente para as crianças.

Seguindo essas dicas, vocês vão se surpreender com o resultado.
Você pode até pensar, "Ah, mas segundo essas dicas, não posso comprar uma agenda 2011 novinha da Capricho®/um estojo nightmare before christmas?? Aff!" Mas, com a economia que seus pais terão nos materiais, sobra dinheiro para você poder comprar algo melhor não é?
Pense no futuro. Dinheiro não nasce em árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...