Símbolo do romantismo. Uma delícia que, apenas por foto, já traz água na boca. Uma iguaria que agrada qualquer namorada, mãe, mulher...
Derrete na boca, um aroma tão bom... O sabor I-N-C-O-M-P-A-R-Á-V-E-L!
Tudo bem, chega! Estamos ficando pirados, não?
Pulando essas grandes qualidades do chocolate, você sabia que não é "pecado" nem "gulodisse" nenhuma se entregar à esse maravilhoso doce?
E não pense que é só aquela história de "não exagerar" que permite que comemos o docinho sem culpa. O chocolate possui benefícios que vai fazer você cair de amores por ele.
1- Chocolate faz bem à saúde.
Como tudo na vida, se consumido moderadamente faz muito bem.
*Chocolate atrasa o envelhecimento: Os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, "atrasando", o envelhecimento;
*Chocolate combate colesterol: tais antioxidantes ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue e, assim, diminui o risco de certos tumores.
2- Chocolate "emagrece".
Sim! O chocolate meio amargo traz a sensação de saciedade (satisfação do apetite), se comido entre as refeições. Mas, calma aí: o chocolate deve ser consumido depois de aprox. 15 min. de jejum e em APENAS 50gr. diárias (1 tablete). Ou seja, não é o chocolate que emagrece, e sim o seu consumo moderado que AJUDA no emagrecimento.
3- Chocolate melhora o humor e alivia o estresse.Sim! O chocolate meio amargo traz a sensação de saciedade (satisfação do apetite), se comido entre as refeições. Mas, calma aí: o chocolate deve ser consumido depois de aprox. 15 min. de jejum e em APENAS 50gr. diárias (1 tablete). Ou seja, não é o chocolate que emagrece, e sim o seu consumo moderado que AJUDA no emagrecimento.
Ele possui substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.
4- Chocolate é nutritivo.
Contém vitaminas - A, B, C, D e E - e sais minerais, como o ferro e o fósforo. Além do alto teor de flavonóides, antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, substâncias ativadoras da serotonina, gorduras, açúcares.
5- Chocolate é afrodisíaco.
Estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer. Por isso, pode surtir efeito numa mulher de TPM, por exemplo, e é tão distribuído como "presente do amor" entre os pombinhos.
Antes de você se deliciar descontroladamente com essa tentação, muito cuidado:
1- Chocolate é altamente calórico.
(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540
Chocolate amargo 537
2- Chocolate pode causar dependência.
Três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. A pessoa que precisa consumir chocolate para se sentir bem ou tem sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo é considerada dependente. Geralmente, o problema afeta os angustiados e os ansiosos.
3- Chocolate "engorda".
Como assim? Mas, ele engorda ou emagrece?? Se consumido em mais de 100gr. diárias só traz quilinhos, devido a presença de gorduras saturadas e açúcares. Além do mais, é muito calórico e se você não gastar essas calorias...
4- Chocolate pode causar enxaqueca e outros probleminhas.
Pessoas SENSÍVEIS podem ter enxaquecas provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum. A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.
De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite. Ou seja, prefira o chocolate amargo/meio amargo e controle-se!
Fonte: Conheça os benefícios e os malefícios do chocolate
eu tbm bjkasss
ResponderExcluir^^
ResponderExcluir