-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

25 de mar. de 2011

Chocolates...Hmmm...


Ahh! Chocolate... Hmmm... Quem não gosta?
Símbolo do romantismo. Uma delícia que, apenas por foto, já traz água na boca. Uma iguaria que agrada qualquer namorada, mãe, mulher...
Derrete na boca, um aroma tão bom... O sabor I-N-C-O-M-P-A-R-Á-V-E-L!
Tudo bem, chega! Estamos ficando pirados, não?
Pulando essas grandes qualidades do chocolate, você sabia que não é "pecado" nem "gulodisse" nenhuma se entregar à esse maravilhoso doce?
E não pense que é só aquela história de "não exagerar" que permite que comemos o docinho sem culpa. O chocolate possui benefícios que vai fazer você cair de amores por ele.
1- Chocolate faz bem à saúde.
Como tudo na vida, se consumido moderadamente faz muito bem.
*Chocolate atrasa o envelhecimento: Os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, "atrasando", o envelhecimento;
*Chocolate combate colesterol: tais antioxidantes ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue e, assim, diminui o risco de certos tumores. 
2- Chocolate "emagrece".
Sim! O chocolate meio amargo traz a sensação de saciedade (satisfação do apetite), se comido entre as refeições. Mas, calma aí: o chocolate deve ser consumido depois de aprox. 15 min. de jejum e em APENAS 50gr. diárias (1 tablete). Ou seja, não é o chocolate que emagrece, e sim o seu consumo moderado que AJUDA no emagrecimento.
3- Chocolate melhora o humor e alivia o estresse.
Ele possui substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.
4- Chocolate é nutritivo.
Contém vitaminas - A, B, C, D e E - e sais minerais, como o ferro e o fósforo. Além do alto teor de flavonóides, antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, substâncias ativadoras da serotonina, gorduras, açúcares.
5- Chocolate é afrodisíaco.
Estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer. Por isso, pode surtir efeito numa mulher de TPM, por exemplo, e é tão distribuído como "presente do amor" entre os pombinhos.


Antes de você se deliciar descontroladamente com essa tentação, muito cuidado:


1- Chocolate é altamente calórico.
(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540

Chocolate amargo 537
2- Chocolate pode causar dependência.
Três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. A pessoa que precisa consumir chocolate para se sentir bem ou tem sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo é considerada dependente. Geralmente, o problema afeta os angustiados e os ansiosos.
3- Chocolate "engorda".
Como assim? Mas, ele engorda ou emagrece?? Se consumido em mais de 100gr. diárias só traz quilinhos, devido a presença de gorduras saturadas e açúcares. Além do mais, é muito calórico e se você não gastar essas calorias...
4- Chocolate pode causar enxaqueca e outros probleminhas.
Pessoas SENSÍVEIS podem ter enxaquecas provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum. A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.


De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite. Ou seja, prefira o chocolate amargo/meio amargo e controle-se!


Fonte: Conheça os benefícios e os malefícios do chocolate

2 comentários:

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...