-->
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

26 de fev de 2011

Sua voz merece atenção!

Quanto tempo você dedica à saúde de sua voz? Pode até parecer uma pergunta estranha, mas se considerarmos o quanto ela é importante no dia a dia, você verá que, assim como todo o nosso organismo, ela também necessita de cuidados. A saúde da voz precisa ser preservada para prevenir o surgimento de calos, afonia e rouquidão, entre outros.
Evite os inimigos da voz: choques térmicos, ar-condicionado em excesso e alimentos pesados
A exposição ao ar-condicionado resseca as mucosas do trato vocal. Para lidar com esse ressecamento e manter a hidratação em dia, beba água regularmente, faça chuva ou faça sol. Também é bom evitar os choques térmicos intensos.
Além da água, gargarejos são bem-vindos. Porém, como é válido para qualquer outro líquido, evite temperaturas muito altas ou muito baixas e, ainda, o excesso nos ingredientes. O gengibre, por exemplo, precisa ser usado com cautela, pois diminui a sensibilidade vocal. Se utilizado em exagero, pode levar você a passar um pouco dos limites da sua voz sem se dar conta, causando eventuais lesões. 
*Se for fazer uma apresentação ou usar mais intensamente a voz, evite líquidos muito gelados algumas horas antes.
*A competição com o barulho ambiente faz com que aumentemos cada vez mais o volume da voz para sermos entendidos. Falar ao celular na rua, por exemplo, pode desgastar seu aparelho vocal.
*A água deve ser sua companheira constante, não só nos momentos de muita sede.
*Cuidado com alimentos e bebidas pesados que possam causar desconforto estomacal e refluxo, que afetam diretamente as pregas (cordas) vocais. Evite excesso de alcoólicos (podem diminuir sua percepção auditiva, fazendo você falar mais alto), cafeína, cítricos, refrigerantes e comidas picantes.
Outro conselho essencial: repouso vocal nunca é demais. O silêncio preserva a voz e também dá um descanso para a mente!

#Diquinha do dia!

2 comentários:

  1. ola amiga seu blog é maravilhoso, qd tiver um tempinho visite o meu tb http://anapaulaartesanatoemeva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula, obrigada!!
    Claro, já visitei =)

    ResponderExcluir

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...