-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

25 de fev. de 2011

Caspas? Não!

A dermatite seborreica é muito comum, faz com que a pele fique aparentemente mais oleosa, com escamas e descamada. Geralmente, ela afeta o couro cabeludo: nos adultos e adolescentes é conhecida como caspa e nos bebês é chamada de crosta láctea. Mas, este distúrbio também pode afetar a pele de outras partes do corpo, tais como rosto e peito, pernas e virilha.
A caspa pode ser hereditária? Sim, pode ser transmitido de pai para filho.
O que mais pode causar a caspa? Estresse, fadiga, situações de clima extremo, pele oleosa, falta de higiene, uso de loções que contêm álcool, obesidade, além de outros transtornos da pele (como acne) podem incrementar o risco de incidência. Relaciona-se sempre ao aumento da secreção sebácea (óleo, sebo)  pelo couro cabeludo, seja por predisposição familiar ou por estímulo hormonal, uma vez que o transtorno aparece na infância e desaparece antes da puberdade. "A caspa pode ainda ser agravada pela colonização por fungos e bactérias" 
Onde ocorre? Em muitas áreas diferentes do corpo e, de maneira geral, se forma onde a pele costuma ser mais oleosa: couro cabeludo, sobrancelhas, cílios, parte posterior das orelhas, ouvido externo e outras dobras da pele. 
Estresse pode agravar casos  de caspas - Foto: Getty Images

Algumas enfermidades favorecem e agravam o quadro da caspa, como doença de Parkinson, diabetes e obesidade. "Além disso, a tensão emocional (ansiedade e estresse) também pode desencadear e agravar esse quadro". Por isso, esqueça a ideia de que só tem caspa quem é sujo, descuidado ou doente. Qualquer pessoa pode, por algum período de vida, sofrer com essa disfunção das glândulas sebáceas.

Ela é contagiosa? Não, e nem é causada pela falta de higiene.
Tratamento
Existem vários produtos para o tratamento da dermatite seborreica. Para formas leves da doença, o xampu anticaspa resolve e deve ser usado todo dia até trazer melhora. Depois, pode-se alternar o uso para até uma vez por semana.

Para casos mais graves, inclusive com coceira e vermelhidão, é melhor usar os xampus medicamentosos, que exigem receita médica indicada por um especialista. Porém, não é possível ficar livre para sempre de dermatite seborreica, ainda mais no dia a dia estressante e poluído das grandes cidades. Mas é possível remover grande parte por um bom tempo, com o tratamento adequado.

Para aplicar o xampu, espalhe pelo couro cabeludo dividido em pequenas seções, por áreas pequenas, pouco a pouco, sempre massageando a pele. É recomedável esfregar as áreas afetadas durante, pelo menos, cinco minutos antes de enxaguar completamente. Isso dará tempo necessário para o produto atuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...