-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

24 de fev. de 2011

Ter amigos é tudo de bom!

Você que é sociável e amigável, sabia que ter amigos faz bem à saúde??
Os amigos são as pessoas que estão ao seu lado na alegria e na tristeza e que topam qualquer programa, por mais inusitado que seja, só pelo prazer da sua companhia. Há várias vantagens em ter amigos.


Uma pesquisa mostrou que a amizade faz bem à saúde, pois pode aumentar em até 50% a taxa de sobrevivência de um indivíduo diante de adversidades à saúde física e mental. Não ter amigos, por outro lado, pode ser tão ruim quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra.

Isso acontece porque o ser humano precisa viver em grupo: "As pessoas com dificuldade de manter amizades devem ser mais infelizes ou tristes. Isso pode ter algum efeito na saúde".
A falta de amigos faz aflorar o sentimento de exclusão, o que diminui a autoestima e a capacidade de a pessoa perceber melhor a si mesma.
E fique atento: amigos são diferentes de colegas: "A amizade exige uma troca, é uma relação de interesse mútuo, na qual duas pessoas fazem bem uma à outra".
Pressupõe-se que tal confiança que não existe entre colegas. "No amigo, você pode confiar. Ele estará presente e vai apoiá-lo em todas as situações". Outra forma de identificar quem está mais próximo é saber se a amizade faz bem, pois relações com interesses unilaterais são "patológicas e doentias". Ou seja: se você sentir que o "amigo" não se importa muito com sua felicidade e seu bem-estar, desconfie.
Como um companheiro para todas as horas é uma joia rara, cuide bem do seu. Saiba ouvir os problemas dele, procure não ferir os sentimentos do outro, ajude-o quando ele estiver desanimado, e, sobretudo, seja sincero. "Quanto mais transparente uma pessoa for, mais fortes são os vínculos de amizade. É uma relação que vai além do tempo e do espaço".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...