-->
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

27 de mar de 2011

Páscoa.

Por que se presenteia na Páscoa com ovos de chocolate?
"O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. 

O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. 
A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. 
Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura."


Fique atento na compra dos ovos de páscoa:
Cheque o prazo de validadeEm seis meses, o chocolate começa a perder o sabor e o aroma, mas pode durar até um ano. Quando é submetido ao calor excessivo, a sua gordura sobe à superfície: o chocolate fica manchado, mas não significa que está estragado. Mesmo assim, não é bom arriscar.
Prefira o chocolate meio amargo e os que têm mais cacau: O conceito dos chocolates com mais cacau serem os melhores, é relativo, já que depende do gosto pessoal. Mas, quanto maior a quantidade de cacau, menor a de outros ingredientes que "mascarão" o seu sabor. 
Para um chocolate derreter facilmente na boca, a quantidade de manteiga de cacau é essencial, porque seu ponto de fusão é a temperatura do corpo humano: quando entra em contato com o calor da boca, o chocolate derrete (o que é delicioso e a melhor parte de um chocolate, certo?!). E quanto mais cacau, mais as suas propriedades ficarão evidentes no produto. O amargo é o menos calórico, o mais indicado.
Ovos "com frutas" e na versão light são boa escolha. Qualquer tipo "mais saudável", com menos gordura, caloria e açúcar é sempre uma boa pedida. Ovos com frutas além de diferentes e saborosos, são nutritivos e opções melhores por incorporar frutas ao chocolate (embora esses tipos sejam mais calóricos e possuem conservantes, entre outras "substâncias").
E, claro, seja consciente: economize! Sejamos realistas, os ovos de páscoa não são lá muito baratos - ainda mais se for pra fazer o gosto das crianças (ou nossos próprios gostos): ovos com brinquedos, surpresas, brindes... trufados, exóticos, importados... - Então, para não gastar muito, é só pensar um pouco. Tentar negociar com as crianças (e resistir às tentações); fazendo, você mesmo, os ovos em casa. É fácil, com a prática, e muito econômico.
Peça ajuda para pessoas que já fazem isso, compre os materiais e prepare a barra de 1 kg de chocolate... Tenha calma e muito carinho! (Espie aqui para ter noção de como se faz um ovo de páscoa).


Agora que você sabe os benefícios e malefícios do chocolate, deleite-se dessa delícia com controle e moderação! Afinal, ninguém merece uma diarréia na páscoa por comer exageradamente! 

Trecho: Conheça os benefícios e malefícios do chocolate

2 comentários:

  1. Oi! Vou pegar seu banner tb então ;) As encomendas podem demorar um pouco pra abrir, e to pensando em comecar a cobrar por elas, mas ainda não decidi quanto vai custar. Kissus
    cherry-liah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! OK...Hmmm, td bem então! Beijooos e obrigada!

    ResponderExcluir

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...