-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

16 de nov. de 2010

Preciso ir melhor no Colégio!

Dia de conferir o boletim e... Só notas vermelhas =(  !
Você acha que, no ano que vem as coisas vão mudar, mas é só sentar na escrivaninha, pegar a pilha de apostilas que a preguiça, o sono, a fome, o garoto(a)... Tudo vem e te dispersa dos estudos!


Isso sempre acontece com várias pessoas. Exemplo: “Acha que eu quero ir pra escola? Só ia com vontade por causa de um menino, mas já parti pra outra e agora perdi de novo a vontade de ir”, os dias legais no colégio são quando alguma coisa relacionada aos amigos ou garotos(as) acontece: “Por exemplo, até achei que meu dia foi bom hoje: passei uma aula inteira do lado de um menino que estou a fim – eu rabiscando no caderno dele, e ele no meu. A aula? Nem vi.”

Daí vem aquele papo que suas notas não estão lá “aquelas coisas”, mas que é impossível estudar com o computador no quarto. Exemplo: “Eu sento no computador, abro o MSN e já era, não consigo fazer mais nada.”

Como superar isso? A psicóloga Tatiana Sessa e a pedagoga Maria Estela Ferreira dão dicas de como estudar e, melhor, ter vontade de aprender as matérias da escola:


•    Seja sincera(o): quantas horas consegue estudar por dia? Se você acha que consegue por duas horas, comprometa-se com esse tempo diário. Não adianta nada dizer que vai estudar seis horas por dia, sendo que, até ontem, você não estudava nem meia hora. “O mais importante é a continuidade e a concentração no estudo”, diz Tatiana Sessa.

•    Anote todos os seus compromissos para se organizar – pode ser em uma agenda, caderno ou até no celular.  Escreva não só compromissos do colégio como os pessoais – isso inclui as aulas de inglês, dentista e, claro, provas. Depois de um tempo, repare se o cronograma está funcionando. Por exemplo, estava anotado que você iria estudar todas as noites, mas não está rendendo? Tente mudar o horário para ver se melhora.

•    Não tenha vergonha: pergunte! Percebeu que, frequentemente, não consegue nem abrir o livro de Física simplesmente porque não entende o conteúdo? Por isso, não hesite em anotar tudo, tudo mesmo que você não entender e pergunte para o professor. Além de mostrar interesse, vai te ajudar na hora de estudar.

•    Às vezes o problema é que você não sabe estudar. Como assim? Nem sempre o método de estudar química funciona para o português. Peça dicas para seu professor sobre o melhor método de estudar a matéria dele.

•    Sua nota não significa necessariamente o seu desempenho no colégio. O importante é reconhecer se o conteúdo dado na prova foi de fato aprendido. Caso esteja com dificuldade, peça orientação ao professor para, na próxima vez, você ter mais clareza em fazer a prova.

•    Uma das melhores formas de não esquecer a matéria é rever o conteúdo dado em aula no mesmo dia. Para matérias mais teóricas, como história, você pode anotar as palavras-chave e reler os textos. No caso de matérias práticas, como matemática, não tem jeito: tem que fazer os exercícios da lição de casa.
•    Há outras maneiras de aprender, além de ir à escola: fontes de informação e cultura, como jornais, filmes, museus, internet, estão aí e podem te ajudar no colégio. Tenha metas simples, como ler um livro que você tenha escolhido, por exemplo.

•    Estudar na véspera não funciona! Além de bater o desespero e fazer mal pra sua saúde, não te faz aprender de verdade. O ideal é ter uma rotina de estudos para, um dia antes da prova, você apenas precisar rever o conteúdo.

•    E o mais importante, é a força de vontade, o esforço e a determinação de "desatolar" vir de você, pois se você não se preocupar ninguém poderá fazer nada. Vamos ser realistas, estudar é um pouco chatinho, desconfortável, mas pense no quanto seus pais se orgulhariam em ver você tirando uma boa nota? E pensar também nas "recompensas" - mais conhecimento - que você receberá!

Fonte: Capricho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...