-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

22 de abr. de 2011

Cuidado com o emburrecimento...

Não, não é aborrecimento (embora também precise de cuidados)! É "emburrecimento" mesmo, um termo até pejurativo - então perdoem-me - que ocorre nos adolescentes devido a muitas horas na Internet. E não só isso - o "emburrecimento" fica até fora de questão comparado a outros aspectos negativos do computador/Internet na vida dos jovens e adolescentes...
Vareia de caso a caso, ainda mais dependendo da responsabilidade de cada um.
Todos sabemos, porém, que todos os exageros não são bons. Horas demais na frente do computador e da TV acabam sendo "perigosas". Além de tempo demais sentados, e fazendo mal à própria visão podem também suscitar o indivíduo ao sedentarismo e à obesidade.
Tratando do emburrecimento (e do computador)... A Internet está cheia de informações úteis e de conteúdo didático.Mesmo assim pode ser muito nociva às mentes jovens. 
Como? Simples!O jovem não se importa em utilizar expressões inúteis, inadequadas, erradas, ofensivas, fúteis. Nem se importa se o que está fazendo é útil ou simplesmente próprio para ele.
Os jovens desperdiçam seu tempo em sites de relacionamento enquanto poderiam estar adquirido conhecimentos e aprendendo assuntos úteis para a vida.
Quanto mais simples a linguagem das páginas, mais os leitores as acessam, ou seja, realmente não há interesse em aprender assuntos que necessitem de raciocínio ou palavras desconhecidas e difíceis. Acabam lendo superficialmente, o que resulta numa dificuldade para absorver informações... Que mais tarde os incapacita de produzir textos argumentativos sem contar na ortografia e gramática: "Internetês" virou a linguagem do século. 
Como não conseguem armazenar informações, o público infanto-juvenil acessa a rede para obter material e passá-lo adiante, sem refletir nem tirar proveito dele. E é claro, o famoso "Ctrl+C e Ctrl+V". (Sem bibliografia nem nada, afinal a preguiça anda junto com tal plágio).
Na verdade, o jovem passa cada vez mais e mais horas na frente do computador, com futilidades, redes socias, sites impróprios etc. Desliga-se do mundo real, pode ficar mais agressivo, possessivo, fechado - se achando o dono de um mundo virtual -, impaciência, querer tudo rápido e fácil, ter mau humor, insônia, desregularização do "relógio interno" (exemplo: você dorme tarde e acorda tarde por "madrugar" no PC. Noutro dia, não terá sono para dormir no seu horário habitual: então, a preguiça, o mau humor, a indisposição, dores de cabeça e no corpo, sonolência etc resultam do "Corujão".) entre outros inúmeros problemas. (Lembrem-se de Wellington - o atirador - com seus jogos de violência e o seu vício...)
Não devemos generalizar. O que acontece também, é que nessa fase, o adolescente fica suscetível a distrações e tende a perder a concentração rapidamente. Não trata-se de uma perda da capacidade de raciocinar ou do regresso no aprendizado, e sim de uma vulnerabilidade: ansiedades, paixões, problemas familiares, escolhas, pressões, falta de estudo e prática, horas no computador...
Para não prejudicar o rendimento escolar, o humor, o comportamento, a vida social (porque viver no mundo virtual não é realmente viver)/entre a família... Sigamos tais dicas:
Não deve-se passar de 3 horas por dia, e a cada hora sair por pelo menos 15 minutos da frente da telinha: andar um pouco, comer algo, descansar os olhos, espriguiçar-se. Além de que, o importante é saber o que é conveniente, interessante e adequado a nós fazermos na Internet - uma tentação perigosa cheia de más intenções.
O correto seria também usar óculos especiais (Video Filter) que diminuem o cansaço visual causado pela luz excessiva do monitor. E nunca, nunca esquecer da POSTURA!
Você que se viciou nessa máquina incrível porém, se mal usada, frustrante e prejudicial à saúde... Procure NOVOS hobbies (divertimentos, paixões, passatempos): ler, andar de bicicleta, caminhar, sair um pouco para ver o céu, passear, sair com os amigos, ouvir música, etc. Dê um descanso a você mesmo e a sua mente. Preserve sua sanidade.


FONTE: Trabalho sobre Internet (Raíssa Justino, David Elias, Natália...) 8ª D Colégio Politec, Revista Saúde.

2 comentários:

  1. Ei flor!
    Seu blog está lindo!!!
    Bom final de semana :)
    Beijos

    PS: Tem post novinho no meu blog, te espero lá!

    ResponderExcluir
  2. Olá fofa!
    Nossa, obrigada!
    Pra você também!
    Com certeza, vou lá ver. Kissus ;*

    ResponderExcluir

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...