-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

19 de jan. de 2012

SOPA? PIPA?!

RECADO DA NEW POSTER: Gente, um BIG esclarecimento: desde o dia 06 de janeiro até o dia 18, estive "offline", porque viajei para a Bahia (descanso e curtição *o*). Portanto, TODOS os comentários das matérias anteriores, ou desses próprios dias, não foram lidos nem respondidos. Peço desculpas por isso e por não ter avisado da viagem; não deu tempo. Quando possível, vou respondendo-os, ok?! Não fiquem chateados por ter "ignorado" esses comments (lá a condição para entrar na internet é complicada hehe). Espero que entendam! =D

Oi oi, não sei se devia cumprimentar antes ou depois do recado acima, mas agora já foi (tontices alegres pós viagem).
Queridos leitores, principalmente amantes de Internet e Blogs e, claro, queridos bloggueiros: devem estar se perguntando o motivo desse título de post tão bobo, estranho, até engraçado. Mas, não, esta matéria não é parte do quadro Humor no Dia-a-Dia, é caso seríssimo.
Está rolando nos EUA um projeto de lei conhecido como SOPA ou PIPA que intervirá diretamente em sites diversos, redes sociais, fóruns ou blogs para proteger radicalmente conteúdos "copyright", combater o uso de qualquer tipo de propriedade intelectual sem o consentimento do dono original e a violação dos direitos autorais de forma drástica.
Medida forte demais contra o plágio e a pirataria? Não só isso: empresas privadas estarão com o controle sobre a internet, como uma censura, impedindo vídeos com protestos, entreterimento e criatividade caso simplesmente se use músicas e gifs de terceiros. 
Assim: se você quiser se promover, mostrando seu talento de cantor, com a música da Adele, por exemplo, seu vídeo seria excluído. Ou, se tem tumblr, e usa gifs super legais para deixar os posts engraçados, puft! Precisaria da aceitação do fotógrafo que fez o gif. Extra complicadérrimo, não é?!
Isso tudo afetaria demais sites de busca como Google e Redes Sociais como Tumblr, YouTube, Facebook, Twitter (podendo causar o sumiço desses) e deixaria a rede mais vulnerável, menos confiável e segura.
Assista o vídeo (legendado) e entenda como isso funciona:

Gente, fiquei muito chocada, pois a qualquer momento, caso isso seja aprovado - e espero que não seja -, blogs renomados ou não, qualquer site útil, vídeos maneiros, nossas queridas redes sociais, etc poderão ficar fora do ar; o internauta fica sem sua diversão e o dono do site pode até pegar 5 anos de cadeia.
Não sei explicar bem esse projeto, o objetivo e como funciona, fiz mais um rascunhozinho do que entendi - se é que entendi mesmo - apenas sei que, se entrar em vigor, a SOPA/PIPA mudará muita coisa pela rede mundial de computadores e o cenário ficará triste.
Já pensou em quanta gente inocente pode ser atingida? Imagine nós, alguns jovens/adolescentes bloggueiros, outros simples leitores, sem nossos blogs caso cometamos algum equívoco qualquer?! E o risco de prisão?

Caso não tenham captado bem, leiam este artigo da FayerWayer ou a fonte para este post. Aliás, o assunto já infestou a web e se espalhou por diversos sites, clique aqui.

Qual a opinião de vocês sobre esse absurdo?
Muitos sites já espalharam um protesto, e com palavras de tumblrs por aí, deixo o meu aqui no Teen Blog ~*


"DROGA ROLANDO SOLTA NA RUA, TRÁFICO PRA DAR E VENDER NAS FAVELAS, CRIANÇAS MORRENDO DE FOME NA ÁFRICA, ANIMAIS SENDO VIOLENTADOS EM QUALQUER LUGAR, MULHERES SENDO ABUSADAS SEXUALMENTE, BEBÊS SENDO ABANDONADOS NO ESGOTO… E COM QUÊ ELES QUEREM ACABAR? COM AS REDES SOCIAIS."

Um Apelo:

"PARE E LEIA, INFORMAÇÃO SOBRE A LEI SOPA. Ainda têm muitos políticos que querem por a lei ‘SOPA’ em prática. Ainda não foi totalmente decidido se a lei será aplicada ou não. Rebloguem isso, falem com amigos, followers, followings, qualquer pessoa. Mas precisamos nos unir pra que não tirem nossos contatos com nossos amigos e ídolos de nós. Isso é sério pessoal. Poderemos perder todas as redes sociais que amamos. Divulgue!"


"Querem ter o poder de destruir parte da diversão, entreterimento e fonte de contatos e compartilhamento de interesses, mensagens e tudo mais?! As nossas 'coisas legais' ?! O que nos faz ficar na frente de um computador, rindo, passando horas rapidamente, digitando, lendo, nos informando, buscando ajuda?! 
Ah, mas não! Isso é abuso! Temos o direito de nos expressar livremente, sem ser interrompidos por 'seu ninguém', se respeitarmos, é claro, o direito deles com relação a proteções e mais proteções autorais... 

Aliás, será que ninguém pode mais usufruir de algo da internet sem ter que se preocupar profundamente com o fato de estar cometendo plágio ou não?! Não há mais sossego quanto a isso? Os conteúdos são restritos, é isso?
Para que então, colocamos os créditos do que usamos por aí? Não serve para nada? É violação de todo jeito?
Fora isso, esse projeto não passa de autoritarismo disfarçado, manipulação, controle, inútil. Inútil, porque certas coisas são evitadas, de forma nem tanto eficaz (como a pirataria, por exemplo), mas pelo menos são evitadas - e de jeito não tão inescrupuloso para os internautas, não tão violador do nosso lazer." Meu protesto.

Enfim, estou indignada, mas não pessimista.
Aliás, desculpem pelo tamanho do post =]

Deixe Seu Comentário!
By: Andresa C.

19 comentários:

  1. Já tentaram várias vezes fazer com que a pirataria parasse. Várias vezes apareceram coisas assim que deixaram o pessoal "assustado" e tals. É como dizer que 2012 acaba o mundo. É só mais um mito. Se acontecer isso de SOPA o pessoal vai ficar doido u_u Isso só não acontece porque vai ter muito protesto. Acredito que seja só mais um fase.

    Beijos, Luiza ♥ (adoro seu blog n-n)

    ResponderExcluir
  2. Também voltei depois de um longo tempo sem me dedicar ao blog, por causa de viagens. Sobre o post, a verdade é que muitas vezes eles só querem nos assustar ou mesmo pode ser mentira. Mas se o fato for verídico, a situação vai ser completamente outra.
    Beijos pra vocês.

    ResponderExcluir
  3. É muito horrivel o que está acontecendo!!

    Querida, tem um post novo no meu blog, você poderia fazer o favorzinho de comentar?
    E tem um mini joguinho no meu blog, vai lá participar! Quem ganhar, vai ter 2 dias de
    destaque do seu blog lá no meu blog! Corre e participa!

    Beijos!
    www.blogmodasdegarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Você se inscreveu para o concurso no salada de frutas br em parceria com o meu blog The Diary of Teens, porem vc não segue o meu.
    As votações começam amanhã, sábado, você deve seguir o blog para que sua participação seja válida.
    Estou seguindo o seu.
    Abraços,
    TDiaryofteens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Recadinho: que bom que o Teen blog está de volta. MMT

    ResponderExcluir
  6. Oioi, esse assunto é super importante , tenho até que postar sobre isso. Sou mega contra a isso , tem coisas bem piores pra se preocupar do que isso.
    Voltei a postar e mudei o design do meu blog. Se puder, passa la e diz o que achou!
    Beijos
    www.blogbombaastic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi amei o seu blog eu estava meio com duvidas sobre a lei SOPA e a PIPA e acho que esse povo não tem nada para fazer várias coisas pra eles se preocurem como as drogras e eles preocupados com isso!
    Estou seguindo aqui me segue de volta?
    http://umdiariosobreminhavida.blogspot.com/
    @ChayLoucura_
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita, espero te ver mais vezes por lá, sua opinião é mto importante pra mim♥

    Blog Mundo da Moda / @_MundodaModa

    kisses♥

    ResponderExcluir
  9. estou com tanta raiva desse povo que inventou isso que você nao tem noção kkkk
    Anjo, seguindo aqui, segue de volta? Tá rolando sorteio lá no meu blog *-*

    Beijos,
    http://m-beats.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. todos estão contra essa lei. Parece que até o face o o blog estão ameaçados TT af sou contra tbm
    bj
    deboramoraiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi meu nome é nicole e eu adorei seu blog . Achei muito legal . entra no meu siga , comente e se divirta . nicole-rar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Flor, que blog perfect *-* Parabéns! Linda, eu to seguindo e queria taaaanto q você retribuice! Aceita parceria? Bjus!

    www.meujeitoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oiiê ameei o seu blog! meu blog é novo criei a pouco tempo e preciso de divulgaçãão vc pode me ajudar? podemos fazeer parceria? entra em contatoo!

    ResponderExcluir
  14. Menina como vc escreve bem!!! Palavras muito bem usadas e expressas d uma forma clara!!! Vc tem futuro!!! Ainda não tenho uma opinião formada sobre esse assunto. Mas vou procurar me informar melhor, e pesquisar bem a fundo. Olha estou t seguindo, e gostaria d receber sua retribuição!!! iluny3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! eu adoro seu blog e sempre que tenho tempo passo aqui. topa afiliação? www.republicacrash.tk

    ResponderExcluir
  16. Tenta coisa mais importante do que isso pra se preocupar e vão inventar de tirar sites como se isso fosse resolver algo. Eu hein? ¬¬
    XOXO,

    blog-meninama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi flor, eu estou interessada em fazer parceria, pois vi que tem 2 vaguinhas restantes. Espero respota no meu blog. Beej

    http://nossomundinhoestranho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Isso é só para os políticos terem mais dinheiro!
    http://garotinhavirtual.blogspot.com
    http://escritas-classicas-da-mari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa que horror :x
    Incrível como eles fazem tudo errado, tanta coisa podre no mundo e eles querem acabar com o entretenimento, RIDÍCULO!

    bj
    depois-da-primavera.blogspot.com

    ResponderExcluir

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...