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24 de mai de 2011

Ai que soninho!!!

Nada tão gostoso quanto dormir, principalmente nesse inverno! Uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Pena que a rotina atarefada e as preocupações nem sempre permitem um sono tranquilo, podendo até provocar insônia crônica. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar.
Dormir bem é fundamental e muuuito benéfico não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. O descanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade  de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar.
A quantidade de sono ideal depende de cada pessoa. Na maioria dos casos, a população adulta precisa dormir de 6 a 8 horas por noite. “Eventualmente, uma pessoa saudável pode dormir menos que isso sem prejudicar a saúde. Só não deve se tornar rotina”.
Mesmo se dormir mal por uma noite não afete sua saúde, essa carência de sono será notada no dia seguinte: “Uma noite mal dormida interfere em todas as tarefas do dia-a-dia, desde o humor da pessoa até a sua produtividade no trabalho. Irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional para enfrentar uma rotina estressante são alguns problemas enfrentados por quem dorme pouco”.
Nada de acumular sono para depois, o sono deve ser regular! “É fundamental entre a hora que se deita e se levanta. Quando dormimos menos em determinada noite, o que se deve fazer é antecipar um pouco a hora de ir para cama na noite seguinte. Se para tentar compensar a pessoa acordar muito mais tarde do que seu horário habitual ou então tirar um cochilo após o almoço, naturalmente ela terá maior dificuldade para dormir na noite seguinte, perpetuando o problema”.
- Mantenha o quarto sempre com uma temperatura estável e agradável. Deixe o cômodo arejado durante o dia e escuro à noite;
- Estabeleça horários de dormir e acordar, respeitando seu ritmo biológico;
- Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;
- Evite o uso regular de tranqüilizantes para dormir;
- Faça refeições leves à noite;
- Evite fazer exercícios físicos perto da hora de dormir;
- Evite atividades estimulantes à noite.
[bocejo] Aaaah. Eu eu vou dormir, para acordar descansada amanhã!
#Diquinha do Dia!

4 comentários:

  1. Nossa estou impressionada o sono é mesmo muito importante. Mas eu tenho um probleminha de só consegui dormi em um lugar onde existe pelo mesmo um barulho! Sério, eu não consigo dormi de jeito nenhum em um lugar quieto, quando está frio eu até ligo o ventilador virado para a parede só para fazer barulhinho gostoso dele! (kkkk) (^^) E por isso eu costumo dormi lá para as 1 hora da madrugada! Estranho néh?... ^^

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    http://acessopermitidoblog.blogspot.com/

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  2. Pois é! Você viu que interessante?
    Eu desrespeito meus horários, mas não devia!
    UAHSUHAUSHUA mas é assim que deve ser: hora de dormir, é hora de silêncio pleno e absoluto!!
    UHAUSHUAHSUAHSHSUA Nossa! Eu taambém, só durmo lá pra 1h da madruga também!! (É porque fico no PC até as 23h15 +-, e o computador precisa ser desligado no mín. 2h antes de dormir, né??)
    Eu gosto de certos barulhinhos também!
    Ai, Kumma, você é Comentador Vip aqui no Teen Blog ~*
    kkkkk
    Valeu por esse grande apoio!!

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  3. Comentador VIP quando honra!!!... ^^ Ahhh denada eu amo muito o Teen Blog... ^^

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com/

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  4. hihi
    Obrigada, UAU!!
    Amo o AP demais, também!

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