-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

14 de fev. de 2011

Fuja daquilo que afeta seu DNA

Você sabe o que é DNA, certo? É a "receitinha": mistura as informações genéticas do seu pai e da sua mãe, que originou você.
Porém, alguns hábitos, como fumar, não se alimentar bem e a ingestão de ácool podem prejudicar nosso funcionamento. Os malefícios desses maus costumes podem ainda mudar a expressão de nossos genes, aumentando as chances de doenças como câncer e infertilidade, além de poderem abaixar a imunidade.


Quer cuidar do seu DNA?


1. Fique longe do cigarro 
São inúmeros os malefícios causados por essa DROGA; há nela mais de 1500 substâncias tóxicas que podem, inclusive, causar mutações (geram genes que não deviam existir naturalmente).
E não pense que só o fumante ativo corre risco, o passivo e o ocasional também estão submetidos à ter câncer nas células pulmonares.
Uma pessoa que pára de fumar não tem seus genes normalizados, só não terá novas anomalias.
2. Sair ao sol só com Proteção
Ficar muito tempo exposto ao sol é um perigo. E não só isso, até aquele solzinho atrás das nuvens merece proteção, porque o irradiador de calor pode até estar escondido, mas sua radiação não some. O câncer de pele está entre os que mais matam no mundo, e somente se detectado logo é que apresenta altos percentuais de cura.




3.Alimentação e álcool
A alimentação correta e balanceada não é um problema, pois nenhum alimento natural afeta os genes. Contudo, às vezes os alimentos são produzidos em lugares onde a água e o solo estão contaminados com metais pesados, como mercúrio e chumbo ou agrotóxicos.
Esses metais intoxicam as células e aumentam as chances de câncer e podem ser encontrados em praticamente qualquer tipo de alimento. Por isso, antes de comprar um produto, verifique se ele foi produzido por fornecedores de confiança e que tenham selo de qualidade e aprovação da Anvisa.
álcool, diferente do cigarro, precisa de maiores quantidades para causar danos ao nosso DNA, principalmente na região do fígado. Mas o seu consumo deve ser controlado para evitar problemas como cirrose e câncer de fígado.


Transmissão para os filhos? 
Em relação à hereditariedade dos problemas, as mulheres não passam para os filhos as alterações no DNA que desenvolveram durante a vida, a não ser que esses hábitos sejam frequentes durante a gestação. Já os homens podem acabar causando alguns problemas para os filhos por produzirem espermatozóides constantemente. Fumar, ficar exposto a fumaça de carros, tomar anabolizantes e ingerir muito álcool altera os genes dos espermatozóides e traz problemas hereditários.
Vegetais- Foto Getty Image
Amigos dos genes
Entre os hábitos que agem a favor de nossos genes estão a prática de exercícios físicos e uma alimentação rica em antioxidantes e fibras.

Vegetais, quantidades controladas de gorduras e tratamentos para controlar o estresse, podem fornecer ao organismo certa disposição à lutar contra o câncer, até por que essas medidas diminuem a atividade de genes ligados a tumores malígnos.
Os exercícios físicos reduzem muito a chance dessas doenças. O excesso de gordura no corpo aumenta as chances de que alguns genes relacionados à origem de cânceres se manifestem. Por isso, ficar em forma é benéfico aos genes.
Ou seja, fique de olho na sua alimentação, deixe a preguiça de lado e comece a praticar exercícios físicos regulares. Fique longe de quem fuma e reduza seu estresse com algum hobby saudável. Isso tudo para contribuir com a saúde do seu DNA e com sua vida em geral!


#Diquinha do dia!


Fonte: Fuja de quatro hábitos que afetam seu DNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...