-->
Image Map
Atenção: os comentários queridos de vocês serão retribuídos frequentemente nas sextas-feiras (não estranhem a "demora"). Obrigada por comentarem e pela compreensão.

1 de jun. de 2011

Abrace mais!!



O abraço: gesto tão significativo, representa amizade, amor e confiança; ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer.

Segundo a neurologista Sonia Brucki, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer. "Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa", explica.

O abraço também é uma ótima alternativa para sanar o grande mal moderno: o estresse. Um estudo indica que abraçar...

*diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, 
*diminui a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas. 
*auementa a taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. 
Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada. 
Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.

Outro mal da mente a ser tratado com ajuda do abraço é a depressão que, hoje, é a maior causa da diminuição da expectativa de vida do brasileiro, segunda pesquisas. O depressivo tende a não ver saídas e, com o abraço, ele pode se sentir acolhido, por causa da boa sensação proporcionada pelo toque. "Mesmo não sendo a cura, esse apoio e amparo são necessários para que o depressivo se sinta seguro. É um reforço ao tratamento".

Abrace sua família

No entanto, as pessoas se abraçam pouco hoje em dia. O distanciamento não está presente apenas em meios externos, como o escolar ou corporativo, mas também dentro dos lares. A raridade do abraço no âmbito familiar causa até estranhamento na criança que, sem o hábito de abraçar, acaba recebendo esse conforto de outra pessoa. O ideal é que as pessoas consigam, em casa, pelo menos um abraço todos os dias. Isso reduz significativamente os atritos na família, como uma bandeira branca.  
O abraço faz com que a criança se sinta protegida e acolhida, sensação mais do que necessária na infância. "O abraço ficou cada vez mais distante. Hoje em dia, as crianças sentem falta disso. O pequeno chega em casa, já vai ao computador, enquanto a mãe vai à cozinha fazer a janta. A criança fica desprotegida". Abraçar o pequeno (não só ele, mas o filho grande também hum') o fará uma pessoa mais segura - imagem que ele transmitirá fora de casa.

O gesto também é imprescindível entre o casal. Quando o assunto é envolvimento sentimental, abraçar é um ato mais forte que beijar. (OMG o__O') "Ele reforça os relacionamentos, reduz as diferenças. O abraço acalma e é mais significativo que um beijo na boca ou no rosto." (Fica a dica beijoqueiros, no dia dos namorados dêem um abraço!!)



Melhore o dia de alguém

Para melhorar o dia de uma pessoa, não é necessário muito esforço, apenas um abraço. Faça o teste: experimente abraçar alguém que você tenha algum carinho e perceba como o sorriso dessa pessoa muda. Ela se sentirá importante, protegida e com mais disposição. "Quem abraça é capaz de sentir o outro, combate suas tristezas, incertezas. Você sustenta as lágrimas da pessoa, lhe dá sensação de conforto". No entanto, nem pense em sair abraçando qualquer um. Abraçar por abraçar, sem intimidade real, pode causar efeitos contrários. "Se for forçado, você não se sentirá bem porque, quando você abraça, você recebe de volta, esse toque é mútuo. Não adianta dar algo falso". 

Fonte: MSN minha vida

Teen Blog ~* diz:
Uau!! Eu não sabia o porquê de um abraço ser tão bom!! Mas, é mesmo muito carinhoso... E agora sei que combate o estresse e gera um bem estar imprescindível!!
Suave, apertado, caloroso, amistoso, de consolação, leve, demorado, rápido, entre amigos, namorados, pais e filhos... Alguém aí quer um abraço??
Vamos abraçar mais, sorrir mais, fazer as pessoas sorrirem mais. Vamos viver mais e melhor!! Abraços!!


#Diquinha do dia!

5 comentários:

  1. Eu posso dizer com toda a sinceridade que eu amo abraçar todos os dias meus amigos e minha família! As vezes eles me acham até um chato!! ¬¬ ... Mas eu não me importo! (kkkk)... Adorei o post Andresa!!!

    Retribui o comment.
    Acesso Permitido sempre seguindo em frente!
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKK
    "Viver abraçada" com as pessoas é uma qualidade que poucos têm, eu realmente gostaria de abraçar mais! Amo abraço... {}
    Chato?? Sendo que você é carinhoso quando abraça todo mundo?? Ai ai... Aposto que eles amam ser abraçados!! Quem não gosta, não é?

    Obrigada!!
    Ok...
    Rsrsrs com certezaa!

    ResponderExcluir
  3. Ahh... Eu tbm acho que todo mundo amaa me abraçar!!! (^^) ... Mas acho que como sou eu quem e está falando não conta néh? (kkkk) Abraçooooss Andresa... ^^

    Retribuindo o comment.
    Acesso Permitido sempre seguindo em frente!
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Kumma, kkkk
    Abraçar é muito bom, ser abraçado melhor ainda!!
    Abraços!
    O logotipo do AP tá legal "sempre seguindo em frente" kk.
    Parabéns!!
    Sobre o selo: OBRIGADA!!! Nossa, quanta gentileza Kumma!!
    Quando eu fizer um, te dou também!! Obrigada mesmo ^^

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Renata, sigo sim.
    Obrigada por seguir e pelo comentz.
    Beijos =)

    ResponderExcluir

1- Comente sobre o post
2- Não ofenda;
3- Seu comentário será retribuído quando possível.
4- Leia a FAQ e tire suas dúvidas.
5- O Li não recebe mais tags e selinhos.
6- Dê a sua opinião. Ela é muito importante!

Obrigada por comentar. Seja muito bem-vindo e volte sempre ao Loucos Informados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...